Fachada da filial de Ipanema (foto por Lucas Gonzalez) |
O ano era 2013. Antes das manifestações de junho, a polêmica da vez nas mesas de bar era a Lei Seca. Sim, as primeiras blitzs desse tipo foram implantadas bem antes disso, mas foi nesse ano que elas começaram a interferir de verdade na vida noturna dos cariocas. As pessoas passaram a evitar longos deslocamentos. Buscavam sair pra beber em seus próprios bairros. O Chef Gabriel de Carvalho, 32 anos, aproveitou muito bem essa tendência para abrir o Boteco D.O.C, no tranquilo bairro das Laranjeiras.
A sigla D.O.C, na área da gastronomia, quer dizer Denominação de Origem Controlada, mas, neste caso, lê-se Denominação de Origem Carioca. “Morei grande parte da minha vida em Laranjeiras, então tinha uma certa noção do que o bairro carecia. Há muitos botequins e restaurantes mas faltava um lugar para se tomar uma cerveja artesanal, comer comida de boteco de qualidade” contou Gabriel.
Alguns dos chopes artesanais da casa. (foto por Lucas Gonzalez) |
Trio de Mini Burguer (foto por Lucas Gonzalez) |
Depois de adquirir muita experiência trabalhando em lugares como o Miam Miam e o CT Brasserie, agora que tem seu próprio estabelecimento Gabriel não fica tanto na cozinha. Cada filial do Boteco D.O.C tem seu próprio Chef. “Eu entro na cozinha uma vez por semana, mas estou sempre pensando e provando novas receitas junto com os Chefs, para podermos renovar nosso cardápio.” Semanalmente Gabriel vai à CADEG (Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara) para comprar ingredientes frescos. “Minhas compras não seguem um padrão. Vou pelo que está mais barato e penso em receitas com esses produtos.”
“Cozinhar não é um trabalho, é um jeito de amar.” Foi assim que Rodrigo Tristão definiu sua profissão. Com apenas 24 anos e formado em gastronomia pela Universidade Estácio de Sá, é ele o Chef responsável pela filial de Ipanema. O jovem cozinheiro revelou um pouco da sua rotina e de como é trabalhar com Gabriel: “Tem que meter a mão na massa, não tem glamour nenhum. Ao mesmo tempo é gratificante, pois recebo elogios pelos pratos e também pela cozinha. Semana passada uma mulher ressaltou o quão limpa estava a nossa cozinha. Para o público isso pode parecer besteira, mas para nós é muito bom. O clima com o Gabriel é ótimo. Ele está sempre pensando junto e me dá muita liberdade para criar novos pratos. O cozinheiro precisa estar à vontade em seu ambiente de trabalho e com o Gabriel me sinto assim, crio sem medo de errar.” Uma dessas criações foi a Mousse de Chocomate com confitura de tangerina (R$ 13,00). Como o próprio nome já diz, a mousse leva chocolate e mate, e a confitura o próprio Rodrigo explica: “É uma espécie de calda, feita com bastante açúcar e o sumo da fruta.” Parece apenas um detalhe, mas a tangerina confere um leve sabor cítrico que enriquece bastante a receita.
Mousse de Chocomate (foto por Lucas Gonzalez) |
Perguntado sobre uma possível expansão da casa, Gabriel foi cauteloso: "O momento não é bom para a expansão né... acabamos de expandir, então é hora de arrumar a casa. A meta é contratar novos funcionários para profissionalizar o negócio. É hora de ficar quietinho e se manter vivo. Não estamos sentindo a crise de fato, mas queremos ficar vivos." Sim, fiquem vivos! O carioca agradece.
Boteco D.O.C Laranjeiras - Rua das Laranjeiras, 486
Boteco D.O.C Ipanema - Rua Gomes Carneiro, 130
Muito bom !!! Localidade muito boa !
ResponderExcluirSensacional lucass. Não conhecia e agora quero muito experimentar essas cervejas
ResponderExcluir