terça-feira, 9 de junho de 2015

Porco à vietnamita com bifum

Foto por Lucas Gonzalez

Mais um prato um tanto quanto diferente. Desta vez resolvi me inspirar em uma receita do Chef Olivier Anquier, disponível em seu site www.olivieranquier.com.br. A receita original era com pescoço de porco. Confesso que achei esquisito e logo quis mudar um pouco, sem contar na enorme dificuldade que seria encontrar carne de pescoço suíno na Zona Sul do Rio de Janeiro. Chegando ao supermercado, percebi que só vendiam carne de porco temperada para churrasco. Se fosse sem tempero só tinha congelado. Como ia cozinhar assim que chegasse em casa, não teria tempo de descongelar a carne de modo natural. Sim, a maioria dos microondas já possuem um modo de descongelamento, inclusive o meu, mas vamos combinar: não é a mesma coisa! Comprei uma peça de alcatra de porco temperada, sabendo que teria que lavar bem a carne para tirar aquele gosto de tempero industrializado. Outra mudança que fiz foi substituir o arroz branco, que era o acompanhamento do porco, por bifum (macarrão de arroz). Vamos à receita:



Foto por Lucas Gonzalez


Ingredientes:

1kg de alcatra suína

2 colheres de sopa de açúcar

1/3 xícara de shoyu

1 xícara de molho de peixe Tiparos (também estranhei, mas fica delicioso, acreditem.)

2 xícaras de água

um punhado de erva cidreira

1/2 pimenta dedo de moça (sem sementes)

50g de gengibre ralado

2/3 de um limão

4 dentes de alho

4 colheres de sopa de azeite

200g de bifum



Modo de preparo:

Caso você utilize uma peça de carne já temperada, faça como eu: deixe-a embaixo de água corrente para retirar o tempero. Feito isso, retire o excesso de gordura (mas não toda, pois ela confere muito sabor à carne). Corte em cubos grandes. Pique o alho e a pimenta dedo de moça. Retire as sementes da pimenta com uma colher, pois é justamente delas que vem a maior parte da ardência.



                                                Foto por Lucas Gonzalez



Tempere o porco com o gengibre, o alho, a pimenta, a erva cidreira, o suco do limão, o shoyu e com o molho de peixe. Misture bem e deixe na geladeira por meia hora, para o tempero curtir.



Foto por Lucas Gonzalez



Esquente o azeite em uma wok (frigideira oriental) ou em uma panela grande. Despeje os pedaços do porco, sem o caldo, para que eles dourem. A carne vai soltando caldo aos poucos. Retire e reserve-o, para que a carne não pare de dourar e você possa adicioná-lo depois.



Foto por Lucas Gonzalez



Quando a carne estiver bem dourada, adicione o açúcar, pouco a pouco, para caramelizar. Depois disso, jogue o caldo do tempero (tanto o reservado durante o cozimento, quanto o que ficou na travessa) e mexa bem. Adicione a água, misture novamente. Cubra a panela e deixa cozinhar por 30 minutos, em fogo baixo.



Foto por Lucas Gonzalez


Fazer o bifum é ridículo! Basta ferver a água e jogar o macarrão dentro, por somente 1 minuto (precisamente marcado no relógio). Escorra e sirva, com o porco por cima.



Bom apetite!



Foto por Lucas Gonzalez



A receita serve duas pessoas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário