Foto por Lucas Gonzalez |
Já estava mais do que na hora de postar uma receita nordestina. Toda minha família materna vem da Bahia, e possuo forte carinho e ligação com o lugar. A admiração não passa somente pelas paisagens e praias de águas quentinhas. Desde pequeno sou fã da culinária baiana. Acarajé, caruru, vatapá e companhia, tem papel fundamental nas minhas idas à Salvador e à Ilha de Itaparica, onde minha família possui uma casa. Pois bem, vamos ao que interessa: a nossa Moqueca de Caranguejo.
Minha mãe tinha comprado 1 kg de carne de siri catado na feira. Porém, na hora de abrir o pacote, veio aquele cheiro azedo... "É, sirizinho, tu vai pro lixo" pensei alto. Mas e agora? Onde achar carne de siri numa quinta-feira de noite, em pleno feriado de Corpus Christi? Fui a um supermercado, mas nada encontrei. Eis que me lembro do Tacacá do Norte, uma lanchonete no Flamengo, especializada em produtos da Região Norte do país. Liguei e perguntei se eles vendiam carne de siri: "Só temos caranguejo, serve?" Óbvio que sim! O caranguejo é mais carnudo que o siri, além de ter mais sabor. Chegando na loja, pedi dois pacotes de 500g de caranguejo catado. A carne vinha congelada, mas o vendedor me explicou que esquentando-a em banho-maria o descongelamento seria rápido. Ponto negativo: o preço. Paguei R$ 60,00 pelos dois pacotes. O triplo do valor do siri. Mas, tudo bem, eu estava decidido a fazer a receita e sabia que a procedência do caranguejo era boa. Um detalhe importante: tanto o siri catado quanto o caranguejo catado são vendidos pré-cozidos, ou seja, já aferventados, o que facilita muito o seu preparo.
Ingredientes:
1 kg de caranguejo catado
2 tomates picados
2 cebolas picadas (usei uma roxa e uma branca)
1/2 molhe de coentro picado
60g de gengibre picado
70ml de leite de coco
6 colheres de sopa de azeite de dendê
azeite e sal a gosto
Foto por Lucas Gonzalez |
Foto por Lucas Gonzalez |
Foto por Lucas Gonzalez |
Depois que a carne de caranguejo já estiver descongelada, jogue um pouco de azeite em uma frigideira grande e doure as cebolas. Adicione uma pitada de sal. Acrescente os tomates e o gengibre. Refogue por alguns minutos.
Foto por Lucas Gonzalez |
Adicione o caranguejo (como ele já está pré-cozido, não precisa ficar no fogo por muito tempo, apenas o suficiente para pegar o sabor dos temperos), o coentro, o dendê e o leite de coco.
Foto por Lucas Gonzalez |
Deixe por 2 ou 3 minutos na frigideira tampada e está pronto. Sirva com farofa e um bom molho de pimenta, afinal de contas, trata-se de uma comida baiana!
Foto por Lucas Gonzalez |
A receita serve 4 pessoas.
Serviço: Tacacá do Norte - Rua Barão do Flamengo, 35. Telefone: 2225-7329.
Nenhum comentário:
Postar um comentário