sexta-feira, 17 de abril de 2015

Na onda da gourmetização


Foto por Lucas Gonzalez


O Hambúrguer, que outrora era apenas um bife de carne moída, associado sempre à redes de fast-food, agora invade menus de vários restaurantes em versões mais refinadas e preços mais gordos que o próprio hambúrguer. Ok, o hambúrguer não acompanha mais somente "alface, queijo, molho especial cebola e picles", mas cobrar mais de R$30,00 em um sanduíche, muitas vezes servido sem qualquer acompanhamento? Pera aí né... e não vem nem com brinquedinho! Para entrar na onda das hamburguerias, que não param de pipocar pela cidade, resolvi criar minha receita e ver quão superfaturados estão os preços.



Hambúrguer caseiro com cebolas caramelizadas, mix de batata, inhame, aipim e batata-doce fritos e rosé de alho.


Ingredientes:

500g de alcatra moída 

500g de maminha moída

4 galhos de tomilho fresco

4 galhos de alecrim fresco

2 talos de aipo

6 dentes de alho

1 cebola grande

sal e azeite a gosto

2 pacotes de pão de hambúrguer

2 tomates médios 

100g de queijo prato

2 batatas

1 aipim grande

2 batatas-doce pequenas

1 inhame grande


para as cebolas caramelizadas: 

1 cebola grande

4 colheres de sopa de molho shoyu

1 1/2 colher de sopa de mel

3 colheres de sopa de azeite







Foto por Lucas Gonzalez





Passo a passo:

Coloque a carne em uma tigela grande. Pique a cebola, o alho, o tomilho, o alecrim e o aipo e jogue na mesma tigela. Adicione uma boa pitada de sal e azeite. O melhor jeito de misturar é com as mãos, então sem nojinho por favor! Deixe a carne descansar na geladeira por uma hora.



Foto por Lucas Gonzalez


Enquanto isso, coloque a batata, o inhame, o aipim e a batata-doce para cozinhar em água fervente. Não cozinhe totalmente, pois eles ainda serão fritos depois. Corte a cebola que será caramelizada em rodelas e tempere com o shoyu, o mel e o azeite. Em seguida jogue em uma frigideira pré-aquecida. Retire do fogo quando a cebola estiver bem dourada.


Foto por Lucas Gonzalez


Os legumes tem tempos diferentes de cozimento, por isso vá sempre furando-os com um garfo. Tire do fogo quando estiverem um pouco duros ainda e jogue a água fora, caso contrário eles continuam cozinhando por mais um tempinho. Corte-os de acordo com a sua preferência e comece a fritura, em óleo bem quente.


Foto por Lucas Gonzalez



Tire a carne da geladeira e modele os hambúrgueres. Não tem mistério. Esqueça aquela fatia fininha e perfeitamente redonda que você come por aí, nas redes de fast-food, ou compra congelado para fazer em casa. Seu hambúrguer vai ficar bem mais robusto! Coloque-os na frigideira e seja feliz.
Quando estiver quase pronto, adicione uma fatia de queijo por cima para que ele derreta, e não vire mais o seu hambúrguer. Desligue o fogo. 


O cheiro desse carinha aí de baixo fritando é difícil de descrever em palavras... 


Foto por Lucas Gonzalez


Corte os pães ao meio e esquente eles na mesma frigideira que você utilizou para fazer os hambúrgueres. Passe bastante rosé no pão. Coloque o hambúrguer, uma rodela de tomate e a cebola caramelizada por cima. Para finalizar, uma boa porção dos legumes fritos para acompanhar!


Foto por Lucas Gonzalez



Degustando o prato cheguei a conclusão de que, por mais que o inhame, o aipim e a batata-doce fiquem muito gostosos fritos, para acompanhar um hambúrguer a batata inglesa é hors concours.

Essa quantidade de ingredientes serve fartamente 4 pessoas. Seriam dois sanduíches e bastante legumes fritos para cada um. E o melhor de tudo é o preço: R$ 15,00 para cada pessoa.

6 comentários:

  1. Tudutudutudu vai, tudo e fase irmao,,,,, essa é a trilia sonora de quando eu como esse hamburgue

    ResponderExcluir
  2. Lucas, adorei a receita!!! Só não vou fazer agora, pois tenho MUITAS coisas para estudar. Mas a introdução está ótima e realmente, o preço do hambúrguer tá um abuso!!! A solução é fazer em casa, pois sai mais saboroso, saudável, barato e até mesmo mais higiênico. ahahahhahahahahahaha..=D

    ResponderExcluir
  3. Cara, põe alguma coisa ruim nesse site que não dê fome quando a gente lê... Pq ta foda hahahahah to brincando. Tenho muita vontade de aprender cozinhar, mas não levo jeito , mas quem sabe um dia eu experimento ! Parabéns , mano !

    ResponderExcluir
  4. E a gente aqui pagando fortunas...depois dessa o meu bolso agradece

    ResponderExcluir
  5. Sou aficinada por hambúrguer!
    Vou salvar essa receita pra fazer um dia desses

    ResponderExcluir
  6. Meu bolso também agradece! Deu fome!

    ResponderExcluir