Macarrão de forno com frango e cogumelos:
Foto por Lucas Gonzalez |
Neste último sábado, como de costume, acordei já pensando no que preparar para o almoço. Queria fazer uma massa, mas não sabia que receita seguir. Gosto muito de molho de tomate e pesto, e confesso ter certo problema com molhos cremosos e queijos. Pois é, desde pequeno não gosto de queijo, mas isso vem mudando um pouco. Arrumei uma namorada que é viciada em laticínios e que me força a experimentar algumas coisas. Já avancei um pouco na arte de apreciar essas iguarias. Parmesão já gosto muito, e creme de leite se não for usado em abuso também posso dizer que aprecio. Não queria gastar muito para o preparo do prato, então abri a geladeira e vi o que poderia ser aproveitado.
Eis que me deparo com 5 belas coxas de frango já assadas. Justamente a quantidade que precisava para preparar minha adaptação do spaguetti tetrazzini, receita do sensacional Jamie Oliver, que está no livro A Itália de Jamie, minha mais nova aquisição.
Chega de enrolação e vamos por logo a mão na massa!
Foto por Lucas Gonzalez |
Ingredientes:
500g de mini rigatoni
5 coxas de frango (sobrecoxa e peito ou até mesmo uma boa linguiça funcionariam muito bem também)
caldo do frango
500g de cogumelos Paris frescos
meio molhe de manjericão fresco
400g de creme de leite
3 dentes de alho
1 cebola grande
queijo parmesão
200ml de vinho branco
azeite e sal a gosto
Coloque a água do macarrão para ferver, com sal e um fio de azeite, e vá se dedicar ao molho. Lave bem os cogumelos, tirando toda a terra. Pegue outra panela grande, onde caibam todos os ingredientes e jogue azeite. Pique a cebola e coloque na panela. Somente quando ela estiver dourada acrescente o alho, pois este queima bem mais rápido. Se colocar os dois juntos o alho vai passar do ponto e ficará com um sabor bem amargo. Adicione uma boa pitada de sal.
Esquente um pouco o frango no microondas para que a carne se solte dos ossos mais facilmente. Rasgue o frango grosseiramente e com as mãos. É o melhor jeito para se aproveitar o máximo da carne. Lamba os dedos, já que eles devem estar bem lambuzados de frango. Pique, também grosseiramente, os cogumelos e refogue-os na panela (não se esqueça que você lambeu os dedos, então é bom dar uma lavada nas mãos antes disso).
Foto por Lucas Gonzalez |
Em seguida, pique mais os pedaços de frango com uma boa faca. Jogue-o na panela junto com seu caldo. Adicione o vinho branco. Dica: para cozinhar você não precisa usar um bom vinho. Comprei o mais barato que encontrei no supermercado. Lembre-se que o álcool evapora, deixando apenas um leve sabor amargo. Cubra quase totalmente a panela e deixe o vinho reduzir um pouco.
Foto por Lucas Gonzalez |
Neste momento a água do macarrão já deve ter fervido. Portanto, jogue a massa na água e esqueça a recomendação do pacote. O tempo de cozimento varia de acordo com o fogo, por isso vá provando para que fique al dente.
Com o vinho reduzido pela metade, jogue o creme de leite e deixe que ele ferva. Misture o macarrão no molho e com o fogo já desligado jogue uma boa porção de parmesão. Acrescente o manjericão.
Foto por Lucas Gonzalez |
Para finalizar, coloque o macarrão em uma assadeira e jogue bastante parmesão por cima. Leve ao forno para gratinar durante 30 minutos aproximadamente.
Andiamo manjare!
Foto por Lucas Gonzalez
|
Custo: R$ 36,00. A receita serve 4 pessoas.
ciao Luca . Mi piacerebbe molto una ricetta di pasta con salsiccia.
ResponderExcluirBacio, Gianelitta Libera Lombardi
OPA TAMBEM QUERO UMA RECEITA DESSA DE MACARRAO COM SALCHICHA.
ResponderExcluirLuquetee, idéia sensacional. Ainda vou tentar imitar suas receitas
ResponderExcluir