Foto por Lucas Gonzalez |
Pato com molho de laranja e salada de aipo com shitake
Já tava na hora de algo diferente por aqui né, então pensei em fazer uma carne mais rara. Mas onde comprar? Os supermercados cariocas não oferecem nada além do básico "carne, frango e peixe". Carne de porco a maioria só vende congelada, e os açougues são cada vez mais raros na cidade. Fiquei sabendo por um amigo que havia um frigorífico em Botafogo especializado em carnes exóticas. Fui pesquisar na internet e descobri o Delícias da Carne. Chegando lá, me deparei com um lugar simples, pouco decorado. Mas e daí? O que importa são as carnes. Na parede, encontrei uma tabela com uma infinidade de tipos de carnes: bife de ancho, coelho, cordeiro, pato... Pato! Pronto, já sabia o que escolher.
Atrás do balcão, dois senhores. Um era um simpático bigodudo que eu logo fui com a cara. Parecia trabalhar ali há anos e ter muito conhecimento sobre o que vendia. O outro tinha cara de dono. Perguntou o que eu queria e como pretendia fazer o pato. Decidi comprar dois filés de peito. Paguei caro: R$ 42,00. Pois é, fui forçado a decidir por dois filés. Queria fazer uma receita da Chef americana Anne Burell, que acompanhava um molho de tangerina com tomilho, além de uma salada de aipo com shitake.
Relato com grande decepção que meu molho de tangerina não deu certo e foi parar no lixo. Foi muito frustrante. Alguma das quatro tangerinas que usei devia estar muito azeda e eu cometi o grave erro de não provar todas antes de usar. Não teve jeito. Por mais que eu colocasse mel, açúcar e até água para diluir, o gosto amargo prevalecia. Fica pra próxima. Resolvi então fazer um molho de laranja, mel e shoyu.
Foto por Lucas Gonzalez |
Foto por Lucas Gonzalez |
Ingredientes:
2 filés de peito de pato com pele
suco de 1 laranja
2 colheres de sopa de mel
3 colheres de sopa de shoyu
sal a gosto
Para a salada:
talos de 1 pé de aipo
200g de shitake
2 maçãs verdes
1/4 copo de vinagre de maçã
300g de creme de leite
4 colheres de sopa de raiz-forte em pó
1/2 cebola roxa
azeite e sal a gosto
Passo a passo:
Primeiro lave bem os talos de aipo. Corte-os em tirinhas, jogue metade do vinagre por cima, adicione sal e deixe descansar na geladeira. Faça o mesmo com as maçãs.
Foto por Lucas Gonzalez |
Enquanto isso, faça cortes bem rasos na pele do pato, sem chegar na carne. Tempere somente com sal e leve a uma frigideira, em fogo baixo, com um fio de azeite. Coloque os peitos com a pele para baixo. Só vire quando estiverem bem dourados.
Foto por Lucas Gonzalez |
Quando já estiverem cozidos dos dois lados, leve ao forno por alguns minutos, apenas para completar o cozimento. Voltemos à salada!
Corte o shitake em tiras. Tempere somente com sal e coloque em uma frigideira com bastante azeite, para que eles fiquem crocantes. Deixe tostar por poucos minutos.
Foto por Lucas Gonzalez |
Retire o aipo com as maçãs da geladeira e adicione o creme de leite. Coloque mais uma pitada de sal e adicione também a raiz forte e a outra metade do vinagre. Corte a cebola em fatias finas e misture na salada. Jogue o shitake por cima.
Para finalizar faça o molho do pato. É muito simples: jogue o suco da laranja em uma frigideira quente, adicione o mel e o shoyu. Misture bem e não deixe ferver. É só isso!
Corte os peitos de pato em tiras e jogue o molho por cima. Agora é só servir!
Foto por Lucas Gonzalez |
A receita serve duas pessoas.
Serviço: Delícias da Carne - Rua Voluntários da Pátria, 340.
Nenhum comentário:
Postar um comentário