segunda-feira, 23 de março de 2015

Derrota no páreo

Recentemente fui ao restaurante Victoria, no Jockey Club. Já havia ouvido falar muito bem da casa e estava bem ansioso para comer lá. A vista era sensacional: a pista dos cavalos iluminada, o Cristo Redentor e toda a cadeia montanhosa da Floresta da Tijuca. Sabia que os preços eram altos, mas imaginava que a qualidade da comida justificasse.



Passando o olho pelo cardápio, vários pratos chamaram minha atenção. Acabei escolhendo o "Medalhão de mignon envolto em presunto de Parma ao molho de mostarda dijon acompanhado de fetuccine ao molho de queijo". Troquei o molho de queijo por molho de tomate. O preço? R$ 64,50. Tudo bem, era um prato de carne em um restaurante chique.

A primeira decepção veio antes do garfo chegar à minha boca. "Tá faltando comida nesse prato!" (gritei por dentro). "Mas beleza, vai tá gostoso pra c#&alho e eu não vou ficar tão puto." Doce ilusão... A carne parecia estar temperada só com sal. No molho só se via os grãos da mostarda dijon. O gosto era só de creme de leite. O macarrão, por sua vez, era pouco e o molho de tomate, rigorosamente só de tomate. Tomate não, extrato de tomate. Enfim, decepção total. Saí de lá e terminei de jantar em casa.

Este foi o prato servido no Victoria:

Foto por Lucas Gonzalez


Eis que hoje, três dias depois da fatídica refeição, resolvi fazer o mesmo prato em casa, mas com mais fartura e gastando um pouco menos. Aqui vai a receita da minha versão.

Medalhão de mignon com lascas de presunto de Parma ao molho de mostarda acompanhado de fetuccine ao molho de tomate e abobrinha: R$ 20,00.

150g de fetuccine

1 1/2 tomate

1/3 de uma abobrinha grande

1/2 cebola média

4 dentes de alho

200g de filé mignon

30g de presunto de Parma

2 1/2 colheres de sopa de creme de leite

2 colheres de sopa de mostarda

azeite e sal a gosto



Modo de preparo:

Tempere a carne e o presunto em lascas com mostarda e sal e deixe descansar na geladeira por meia-hora.


Foto por Lucas Gonzalez


 Enquanto isso, ponha a água do macarrão para ferver. Pique a cebola, o alho, o tomate e rale a abobrinha em um ralador grosso. Doure a cebola no azeite e em seguida jogue o alho na panela. Adicione uma pitada de sal. Logo depois, é a vez da abobrinha. Refogue por poucos minutos, adicione o tomate e deixe a panela tampada em fogo baixo, por 5 minutos.

Como todos devem saber, quando a água ferver você deve jogar o macarrão. Prove de tempos em tempos. É a melhor maneira de garantir que a massa fique al dente. Misture com o molho.

Retire a carne da geladeira. Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite, o suficiente para não grudar. Frite os medalhões e as lascas de presunto de Parma de acordo com a sua preferência. Deixei a carne aproximadamente 3 minutos de cada lado e eles ficaram do jeito que eu gosto, bem mal passados.
Retire a carne do fogo. Com a frigideira ainda quente, jogue o creme de leite e a mostarda. Misture um pouco e está pronto.

Foto por Lucas Gonzalez














5 comentários:

  1. O seu prato tá com uma cara bem melhor do que o do restaurante chique, abriria até uma exceção vegetariana pra esse presunto de parma delícia. Kol Hakavod e Beteavon!

    ResponderExcluir
  2. Lucas, seu prato está exagerado mas bonito ! Pouquinha comida

    ResponderExcluir
  3. Impressionante como aqui no Rio pagar caro é de longe sinônimo de qualidade. Nem mesmo os restaurantes chamados "chiques" ficam de fora dessa. Excelente a proposta do blog em mostrar que não é preciso ser nenhum chefe de cozinha para fazer um prato e refinado, e acima de tudo, pagando muito menos!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Artur. Me sinto um pouco otário nesse tipo de situação. Mas quando a comida é boa sou um otário satisfeito, haha.

    ResponderExcluir