domingo, 28 de junho de 2015

Jantar regado a Tapas

Foto por Lucas Gonzalez


Há pouco mais de duas semanas, vi uma publicação no Facebook que me chamou a atenção. Uma foto parecida com esta aí em cima e um breve texto anunciavam um rodízio de tapas, por R$ 39,90. Para quem não conhece, as tapas são um conceito gastronômico espanhol no qual são servidas pequenas porções de comida. A ideia é que se prove de tudo um pouco. Pois bem, o rodízio em questão era do Zissou Bistrô Bar, casa espanhola recém aberta em Botafogo. O nome é uma referência ao filme A Vida Marinha com Steve Zissou, e a decoração do ambiente é repleta de referências ao filme de Wes Anderson. Voltando a falar do rodízio, achei o preço justo, afinal poderia comer à vontade.

domingo, 14 de junho de 2015

Moqueca de Caranguejo

Foto por Lucas Gonzalez


Já estava mais do que na hora de postar uma receita nordestina. Toda minha família materna vem da Bahia, e possuo forte carinho e ligação com o lugar. A admiração não passa somente pelas paisagens e praias de águas quentinhas. Desde pequeno sou fã da culinária baiana. Acarajé, caruru, vatapá e companhia, tem papel fundamental nas minhas idas à Salvador e à Ilha de Itaparica, onde minha família possui uma casa. Pois bem, vamos ao que interessa: a nossa Moqueca de Caranguejo.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Porco à vietnamita com bifum

Foto por Lucas Gonzalez

Mais um prato um tanto quanto diferente. Desta vez resolvi me inspirar em uma receita do Chef Olivier Anquier, disponível em seu site www.olivieranquier.com.br. A receita original era com pescoço de porco. Confesso que achei esquisito e logo quis mudar um pouco, sem contar na enorme dificuldade que seria encontrar carne de pescoço suíno na Zona Sul do Rio de Janeiro. Chegando ao supermercado, percebi que só vendiam carne de porco temperada para churrasco. Se fosse sem tempero só tinha congelado. Como ia cozinhar assim que chegasse em casa, não teria tempo de descongelar a carne de modo natural. Sim, a maioria dos microondas já possuem um modo de descongelamento, inclusive o meu, mas vamos combinar: não é a mesma coisa! Comprei uma peça de alcatra de porco temperada, sabendo que teria que lavar bem a carne para tirar aquele gosto de tempero industrializado. Outra mudança que fiz foi substituir o arroz branco, que era o acompanhamento do porco, por bifum (macarrão de arroz). Vamos à receita:

terça-feira, 2 de junho de 2015

Pato de Pedreiro

Foto por Lucas Gonzalez

Pato com molho de laranja e salada de aipo com shitake

Já tava na hora de algo diferente por aqui né, então pensei em fazer uma carne mais rara. Mas onde comprar? Os supermercados cariocas não oferecem nada além do básico "carne, frango e peixe". Carne de porco a maioria só vende congelada, e os açougues são cada vez mais raros na cidade. Fiquei sabendo por um amigo que havia um frigorífico em Botafogo especializado em carnes exóticas. Fui pesquisar na internet e descobri o Delícias da Carne. Chegando lá, me deparei com um lugar simples, pouco decorado. Mas e daí? O que importa são as carnes. Na parede, encontrei uma tabela com uma infinidade de tipos de carnes: bife de ancho, coelho, cordeiro, pato... Pato! Pronto, já sabia o que escolher.