Foto por Lucas Gonzalez |
Para nós, brasileiros, o nome desta maravilha inventada na Itália pode soar meio estranho, propício a trocadilhos... Conheço uma história de um amigo dos meus pais que, sem querer, pediu uma porção de "buscettas" em um restaurante italiano. Brincadeiras à parte, ta aí um belo jeito de impressionar seus amigos, sua namorada, seu namorado, ou até aquele "rolo" que não vai dar em nada. As bruschettas são facílimas de preparar. Basta ter um bom pão e combinar bem os ingredientes. Existem combinações clássicas, como a de tomate, manjericão e alho (a qual será reproduzida aqui) e também algumas mais exóticas. Mas não há muita regra, pois praticamente tudo vai bem em cima de uma fatia de pão. Você não precisa ir às compras somente porque quer preparar deliciosas bruschettas. Tá. Eu fui às compras somente por isso, mas sinta-se à vontade para improvisar. Fome não tem hora e, muitas vezes, ela "bate" na madrugada, quando não há mais nada aberto. Portanto, abra a geladeira e invente!
Resolvi fazer três variações:
1- Tomates frescos, manjericão, alho e parmesão
2- Cogumelos Hiratake, mozzarela e parmesão
3- Presunto de parma, geleia de amora e lascas de parmesão
Ingredientes:
- Um pão italiano ou parecido
- 2 tomates
- um punhado de manjericão
- 4 dentes de alho picado
- 200 g de cogumelo Hiratake
- 100 g de mozzarela
- 4 colheres de sopa de shoyu
- 1/2 colher de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de geleia de amora
- 100 g de presunto de parma
- 200 g de um bom queijo parmesão (ele é usado nas três variações)
- azeite e sal a gosto
A primeira coisa a se fazer é cortar o pão em fatias grossas, com mais ou menos 2cm de espessura. Regue as fatias com azeite e cubra com uma fatia de mozzarela as que forem acompanhar o cogumelo. Coloque no forno por aproximadamente 15 minutos. Os recheios não serão levados ao forno e só serão colocados no pão logo antes de servir.
Para a primeira variação, corte os tomates em cubinhos, pique o manjericão e misture com o alho picado. Regue com azeite e misture novamente. Antes de servir rale bastante parmesão por cima:
Foto por Lucas Gonzalez |
A segunda dá um pouquinho mais de trabalho. Não lave os cogumelos, para que eles não percam o sabor. Se estiverem muito sujos de terra, passe um paninho úmido para limpá-los. Em uma frigideira, derreta a manteiga e refogue o hiratake. Regue com o shoyu e refogue mais um pouquinho. O tempo de preparo leva apenas alguns minutos. E, como na primeira combinação, sem parcimônia na hora de ralar o parmesão por cima:
Foto por Lucas Gonzalez |
A terceira é a mais fácil: é só passar a geleia no pão, colocar uma generosa fatia de presunto por cima e finalizar com o parmesão em lascas (pode ser ralado também).
Foto por Lucas Gonzalez |
Bom apetite!
Hmm, gostei :)
ResponderExcluir